DÚVIDAS FREQUENTES

O pós operatório de uma paciente que colocou silicone nos seios é relativamente simples comparado a outros procedimentos cirúrgicos. É recomendado evitar elevar os braços e dirigir por um período de duas a quatro semanas após a cirurgia. Porém, a paciente já pode realizar caminhadas leves nos primeiros dias, já que o exercício ajuda na circulação sanguínea e na recuperação.

A recuperação total geralmente acontece após três meses após a cirurgia de aumento de mama, e então, com autorização do médico cirurgião responsável, a paciente estará liberada para voltar à rotina normal.

Alguns tratamentos são indicados e podem auxiliar na recuperação: drenagem linfática e o uso de modeladores e meias anti-trombo podem ser recomendados pelo seu médico. Sempre pergunte quais são as melhores opções para você.

Na maioria das vezes não. O comportamento da amamentação no seio com silicone é similar aos casos não operados. Em teoria, existe um grau de atrofia do tecido mamário, porém não afeta significativamente a amamentação. Em inclusões pela via areolar, pode haver maior dificuldade. Sempre converse com um médico, pois essas questões variam de acordo com a paciente.

Cada paciente tem o seu tempo, o seu preparo, o seu momento, mas não existe uma idade mínima. Em pacientes jovens, é preciso uma avaliação mais cuidadosa quanto ao desenvolvimento completo das mamas, geralmente realizada por endocrinologista, além da autorização dos pais em caso de meninas menores de 18 anos. Nestes casos, é sempre recomendado descobrir os motivos do desejo pela cirurgia, e fazer um acompanhamento com o cirurgião, pais, psicólogo e endocrinologista.

Se a intenção da paciente é engravidar logo, e ela ainda não tem os implantes de silicone, é mais prudente aguardar a gestação para depois realizar a cirurgia. É importante frisar que a gestação, com ou sem a prótese, pode trazer alterações constitucionais para mama, como flacidez da pele e (queda) do seio.  Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, é indicado avaliar seus planos para o futuro, e como eles podem interferir na cirurgia.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO