Nos últimos anos, a procura por cirurgias plásticas tem aumentado cada vez mais e por pessoas de todas as idades. Para se ter uma noção, a realização dos procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos aumentou mais de 140%, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Plástica (SBCP). Ainda assim, o maior número de procedimentos realizados é entre pessoas de 36 a 50 anos, representando 36,3% das cirurgias. Uma das procuras que também tem destaque, é entre pessoas com mais de 60 anos, representando 6,6% da pesquisa.
Independente da idade, é fundamental entender o processo de decisão e ter certeza da realização do procedimento em um local confiável, para que o sonho da cirurgia seja realizado de forma totalmente segura.
Entenda mais sobre os procedimentos estéticos em diferentes fases da vida, a seguir:
Procedimentos estéticos na adolescência
Adolescentes podem fazer cirurgia plástica? Sim, eles podem. Mas existem muitos fatores a serem levados em conta antes de qualquer decisão. É fundamental que o jovem, acompanhado de seus responsáveis, procure um cirurgião plástico para discutir detalhadamente sua intenção, avaliar suas expectativas e confrontá-las com o possível resultado a ser obtido.
Em alguns casos, é necessário estar com o corpo totalmente formado para se submeter a uma operação plástica. É necessário também avaliar o tipo de cirurgia desejada, sua idade e a maturidade corporal e emocional. Portanto, a recomendação geral é aguardar até os 18 anos para que haja um amadurecimento maior do paciente e do seu desejo.
Os riscos da cirurgia plástica realizada em adolescentes são os mesmos de qualquer procedimento. E os mais procurados por esse público são os de mama (redução, aumento e ginecomastia), lipoaspiração, rinoplastia e otoplastia.
Procedimentos estéticos na terceira idade
A procura por cirurgias plásticas após os 60 anos se relaciona com o aumento da qualidade e expectativa de vida. A cada dia, melhoram os tratamentos para doenças crônicas e a conscientização em relação à prevenção de doenças, aumentando a busca por atividade física e cuidados com a saúde em geral.
Não há nada que impeça a realização de cirurgias em uma idade mais avançada, mas é preciso conversar com um especialista e ter certeza que a clínica escolhida é um local com boa estrutura de suporte. O cirurgião plástico irá se certificar de que o paciente está com boa saúde e que os fatores de risco estão controlados.
Nessa idade, os procedimentos mais procurados são: Lifting facial (remove ou reduz marcas de rugas), a Mamoplastia (remove o excesso de gordura dos seios e os levanta), a Abdominoplastia (remove o excesso de gordura na região do abdômen) e a Blefaroplastia (remove o excesso de pele e bolsas da região, restaurando as estruturas alteradas pela idade).
Os principais cuidados
Para realizar uma cirurgia com responsabilidade, é necessário um profissional especializado e autorizado pelas sociedades responsáveis. Esse profissional é o cirurgião plástico, médico que dedicou anos ao estudo do corpo humano e à cirurgia geral (no mínimo 8 anos). E que então, se especializou em cirurgia plástica e em suas subespecialidades (mais pelo menos 3 anos). Totalizando um mínimo de 11 anos só de formação, fora a atualização constante em inúmeros cursos e congressos.
O local da sua cirurgia também deve contar com uma equipe especializada e com uma estrutura capaz de oferecer todo o suporte necessário. Esses dois quesitos (cirurgião e local) bem definidos, farão total diferença no resultado final. Para encontrar isso, agende a sua avaliação em uma clínica que possa suprir essas necessidades com todo o cuidado e suporte que você merece.
Para tirar todas as suas dúvidas, conte com os médicos especialistas da Clínica Bellage, clínica referência em cirurgia plástica desde 2008. Para entrar em contato conosco, ligue para 41 3091-9629 ou envie uma mensagem em nosso Whatsapp (41) 99647-0908.