A rinoplastia promove a escultura do nariz, remodelando a estrutura óssea e cartilaginosa, com o objetivo de harmonizar e suavizar os traços faciais, de acordo com o desejo do paciente. Se necessário, pode-se intervir no septo para corrigir desvios ou obstruções que possam dificultar a respiração.
Confira a seguir como este procedimento é realizado, bem como seus riscos e cuidados pós-operatórios.
Quando ela é indicada?
A rinoplastia é comumente procurada por homens e mulheres com narizes mais proeminentes, tortos, que sofreram algum tipo de trauma, ou que desejam uma mudança para fins estéticos quando o paciente está insatisfeito com o formato natural do nariz.
Se necessário, pode-se intervir no septo para corrigir desvios ou obstruções que possam dificultar a respiração.
Qual a idade mínima para fazer Rinoplastia?
Não existe uma idade mínima, porém é necessário que o paciente tenha atingido maturidade óssea e puberal, que deve ser avaliada por um endocrinologista. Nestes casos, é importante ter acompanhamento dos pais, principalmente se o paciente ainda for menor de idade.
Como é feita?
Existem duas técnicas usadas na rinoplastia:
Aberta – exorrinoplastia: nesta técnica é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas e na parte interna de cada narina.
Fechada – endonasal: nesta técnica há incisões apenas dentro das narinas. A anestesia é local com sedação ou geral, a duração da cirurgia varia entre uma e duas horas e a alta é no mesmo dia.
Pós-operatório: quais são os cuidados necessários?
É necessário utilizar curativo com gesso por uma semana. Além disso, pode ser necessário o uso de tampão nasal por alguns dias, a critério do cirurgião. As atividades normais podem ser retomadas após uma semana, porém as equimoses podem persistir por 14 dias em alguns casos.
Respiração e alimentação: A respiração ficará dificultada nos primeiros dias devido à presença de coágulos nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião. Pelo menos durante os sete primeiros dias é indicada que a alimentação seja mais pastosa, evitando alimentos duros, que exigem mastigação mais forte gerando incômodo.
Repouso: o repouso deve ser absoluto por sete dias e moderado até o décimo quinto dia.
Dor: o pós-operatório normalmente é sem dor, mas se ela aparecer é possível solucionar com o uso de analgésicos habituais; sendo que a formação de hematomas é comum.
Cicatrizes: elas ficam escondidas no interior das narinas, na columela e nas asas nasais, dependendo da técnica.
Protetor solar: após a rinoplastia é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, para evitar o aparecimento de manchas.
Posição de dormir: nos primeiros dias é recomendado que o paciente mantenha-se com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros.
Confie em nossa equipe
Não se esqueça que para garantir o melhor resultado para o seu procedimento, é preciso seguir todas as recomendações do seu cirurgião. Aqui na clínica Bellage contamos com um atendimento humanizado, respeitando os objetivos e necessidades de nossos pacientes. São mais de 10 anos de experiência. Uma equipe qualificada, experiente e uma estrutura segura.
Para esclarecer todas as suas dúvidas e realizar a sua cirurgia plástica segura, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp. Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre cirurgia plástica: Facebook – Instagram.