Como saber qual modalidade de abdominoplastia é mais indicada?
Doutor, quero fazer uma abdominoplastia, qual é a mais indicada para mim? Primeiro, é importante saber as modalidades existentes: a abdominoplastia convencional, abdominoplastia em âncora, miniabdominoplastia e a abdominoplastia circunferencial. Além dessas três modalidades, ainda tem a abdominoplastia reversa, geralmente indicada para pacientes bariátricos. Confira a seguir um pouco mais sobre cada procedimento:
Abdominoplastia Convencional
Também chamada de lipoabdominoplastia, é indicada para pacientes com muita flacidez na região dos quadris e nas partes inferiores das costas. Na maioria dos casos, é associada a um excesso de gordura localizada junto à pele. Neste procedimento, o cirurgião faz um corte na área abdominal, em volta dos quadris, extraindo toda a pele indesejada.
Abdominoplastia em Âncora
Recomendada para pacientes que passaram por uma grande perda de peso, apresentando maior flacidez de pele, tanto no abdômen inferior quanto no abdômen superior, acima do umbigo. Existem duas opções para este processo: a vertical e a horizontal, escolhidas de acordo com a situação de cada paciente, que será analisada pelo cirurgião.
Este procedimento é um pouco mais demorado, e o pós-operatório também pode demandar um período de repouso mais longo.
Abdominoplastia Circunferencial
Também conhecida como abdominoplastia 360º a técnica é semelhante à abdominoplastia clássica, entretanto, ela trabalha com incisões maiores, estendendo-se até as costas para remover também o excesso de pele flácida e gordura da região. As áreas mais envolvidas na abdominoplastia são: abdômen inferior e superior.
Miniabdominoplastia
Esse procedimento é menos recorrente do que as demais. Ele é indicado especificamente para casos em que há pouco volume no abdômen inferior e umbigo alto, sendo eficaz para a redução de pequenas quantidades de pele. Além disso, é considerado um procedimento um pouco mais simples, sendo indicado para pacientes que não conseguem moldar seu corpo através de dietas, atividades físicas ou cirurgias menores.
Abdominoplastia Reversa
A abdominoplastia reversa visa à retirada do excesso de pele na região superior do abdômen, embaixo das mamas. Esta cirurgia é muito procurada por pacientes que passaram pela bariátrica e buscam realizar os “reparos” do pós-cirúrgico.
O procedimento recebeu esse nome – de reversa – porque a técnica aplicada é tracionar o retalho do abdômen para cima, diferente da abdominoplastia convencional que puxa para baixo. É muito importante que esse tipo de cirurgia seja realizada e receba o acompanhamento pós-cirúrgico por um cirurgião plástico com experiência.
A definição de qual é a melhor técnica de abdominoplastia indicada para cada paciente, depende de diversos fatores, como:
- Sobras de pele;
- Flacidez;
- Presença de estrias;
- Tamanho da diástase dos retos;
- Preferência do paciente referente a quantidade de pele retirada;
- Tamanho da cicatriz.
É importante ressaltar que o planejamento do tratamento deve ser individualizado e baseado em uma decisão conjunta entre o paciente e o seu cirurgião. Tem dúvidas sobre a abdominoplastia? Acesse nosso blog e confira o conteúdo que preparamos respondendo as principais dúvidas dos nossos pacientes, clicando aqui.
Clínica Bellage
Aqui na clínica Bellage contamos com um atendimento humanizado, respeitando os objetivos e necessidades de nossos pacientes. São mais de 10 anos de experiência, com uma equipe qualificada, experiente e uma estrutura segura.
Realize sua cirurgia plástica com segurança. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e agende sua avaliação. Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre cirurgia plástica: Facebook – Instagram.