Muitos mantém uma rotina saudável e movimentada, mas a idade vai chegando e, mesmo com todos esses cuidados, ainda existem aquelas gorduras que não nos deixam por nada! O que fazer?
Infelizmente, quando se é jovem é muito mais fácil perder as gordurinhas localizadas e acabar com a flacidez da pele. Porém, depois dos 30 fica muito mais difícil de solucionar estes problemas apenas com exercícios e tratamentos não cirúrgicos. O que resta, para quem deseja, são alguns procedimentos estéticos. E é neste momento que surgem as dúvidas para as pacientes: qual devo escolher, lipoaspiração ou lipoescultura? Qual a diferença? Qual é o melhor procedimento para o meu caso?
Pensando nisso, a Clínica Bellage criou este artigo para acabar com todas as suas dúvidas. A seguir, entenda a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura de uma vez por todas:
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma técnica que consiste em remover o excesso de gordura por meio de um aparelho de sucção ou seringas. Ela faz a remodelação de áreas específicas do corpo, retirando o excesso de gordura e melhorando os contornos do corpo com as devidas proporções. A lipoaspiração não serve apenas para retirar a gordura da barriga, mas também pode ser indicada para tratar acúmulos de gordura em outras partes do corpo, como peito, bochechas, pernas, tornozelos, coxas, braços, pescoço, cintura, costas, entre outras.
O objetivo é a remoção da gordura localizada que muitas vezes é difícil de se eliminar mesmo em pacientes que fazem atividades físicas regulares e possuem uma dieta equilibrada, melhorando o contorno corporal.
O procedimento é realizado através de pequenas cortes na pele; com o auxílio de uma fina cânula metálica, o cirurgião plástico injeta uma solução de soro fisiológico com anestésicos em toda a camada de gordura que será retirada. A solução auxilia a remoção da gordura, além de proporcionar anestesia local e diminuir sangramentos. Em seguida, utilizando as cânulas metálicas e um aparelho de aspiração, o cirurgião suga a gordura (in)desejada.
Lipoescultura
A lipoescultura é muito parecida com a lipoaspiração, porém esta técnica faz uso da própria gordura retirada para remodelar partes do corpo ou preencher onde falta. Ou seja, retira-se o excesso de gordura de uma determinada parte do corpo (lipoaspiração) e depois ela é reposicionada em diferentes locais, como glúteos, coxas, panturrilhas, onde a paciente desejar.
E como é feito o procedimento? Primeiro, são selecionados os locais para a retirada da gordura, depois, com a anestesia introduzida através de pequenos cortes, o excesso de gordura é aspirado com um tubo fino. Após isto, é feita a separação entre a gordura, sangue e outras substâncias em uma centrifugadora, depois essa gordura separada é reintroduzida no local desejado que se deseja modelar.
É importante lembrar que o volume máximo de gordura considerado seguro de se remover em uma única cirurgia corresponde a 7% do peso do paciente. Quantidades maiores podem trazer risco à saúde, devendo-se optar por lipoaspirações complementares em outros momentos, caso necessário.
Qual escolher?
Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura podem ser realizadas em homens e mulheres, além disso estes procedimentos também podem ser associados a outros, por exemplo, como complemento de uma abdominoplastia ou de forma isolada a uma mamoplastia ou rinoplastia.
Mas a melhor forma de saber qual o melhor para o seu caso, é SEMPRE fazendo uma consulta com seu profissional de confiança. A dica é pedir indicação de parentes e amigos que já realizaram o procedimento e ficaram satisfeitos com os resultados. O cirurgião plástico deve ser habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — você pode verificar isso no site oficial da instituição.
No consultório, não esqueça de esclarecer todas as suas dúvidas e não tenha medo de perguntar. Seu sonho é realizar um destes procedimentos? A Clínica Bellage adoraria ajudar! Entre em contato conosco e agende sua consulta.